quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Entrevista Raymundo Mascheville | Mascheville Plantas Aquáticas

    Conforme prometido, segue a entrevista com Raymundo Mascheville, com perguntas enviadas pelos leitores do blog Kingyo Terapia.

Kingyo Terapia: Como e com qual intuito surgiu a "Mascheville - Plantas Aquáticas"? 
Mascheville: Nossa familia posuia um atacado de peixes em Porto Alegre, nosso pai Raphael Mascheville, começou a cultivar as plantas para despachar para o atacado. O atacado fechou, então o pai começou a vender as plantas por aqui, e depois para todo o Brasil
Kingyo Terapia: Quais acessórios você considera mínimos para se iniciar um aquário plantado?
Mascheville: Substrato de boa qualidade , nacional ou importado, para fornecimento de elementos de nutrição para as plantas. Filtragem de no mínimo 1,5 vezes o volume do aquário, sem areação por bombas de ar, este retira o co2 da água, alimento primordial das plantas. Iluminação de 0,5owatt a 1,0 watt por litro de água do aquario, de preferencia com as lampadas T5, para deixar o aquário, com as plantas com as cores bem fortes e bonitas e fertilizante  líquidos, para suprir as necescidades das plantas em termos de elementos quimicos          
Kingyo Terapia: Como você tem visto a evolução dos aquários plantados no Brasil?
Mascheville: A evolução esta ótima , cada vez mais se fala em primeiro plantado, e dicas são solicitadas diariamente, indicação de plantas. Temos vários cursos, e encontros pelo Brasil afora, e os brasileiros estão se aprimorando, galgando vários degraus nos concursos internacionais.
Kingyo Terapia: A história dos aquários plantados não é tão longa no Brasil. Quando ela começou efetivamente pra você?
Mascheville: Faz uns dois anos. Até então só cultivava as plantas, sem colocá - las em aquários, cultivo emerso.
Kingyo Terapia: É possível ter um belo aquário plantado bem no estilo Amano, porém com plantas de pouca exigência quanto à luminosidade e injeção de CO2?Que plantas seriam essas?
Mascheville: Esta pergunta respondo com frequência nos e-mails. Sim é possivel. Temos várias  plantas de folhas duras e plantas, que as folhas novas, não sejam muito tenras, moles. As plantas que recomendo são estas:
ACORUS GARMINEUS
ACORUS GRAMINEUS DECORATUS
ECHINODORUS AMAZONICUS
ANUBIA BARTERI GLABA
ANUBIA BARTERI NANA
ANUBIA GABOM
CRYPTOCORINE CORDATA
ECHINODORUS ARGENTINENSIS
ECHINODORUS GUYANENSIS
ECHINODORUS MAIOR
LAGENANDRA PEG
CERANTOPHYLLUM AQUATICUM(RABO DE RAPOSA)
HYGROFILA DISFORMIS
SAGITARIA PUSSILA
SAGITARIA PLATIFILA
VALISNERIA NEOTROPICAL
Kingyo Terapia: O que você acha da tentativa de manter Kingyos junto de plantas? Você já teve essa experiência?
Mascheville: Sempre quis fazer isso, pois acho um do cardumes mais belos. Fiz um recentemente por sugestão da entrevista. O aquário está com 7 dias, e as plantas quase já pegas, vamos colocar alguns  kingyos.
Kingyo Terapia: Quais espécies de plantas você acha que mais são indicadas para manter junto dos Kingyos, já que eles adoram comê - las?
Mascheville:
ACORUS GARMINEUS
ACORUS GRAMINEUS DECORATUS
ECHINODORUS AMAZONICUS
ANUBIA BARTERI GLABA
ANUBIA BARTERI NANA
ANUBIA GABOM
CRYPTOCORINE CORDATA
ECHINODORUS ARGENTINENSIS
ECHINODORUS GUYANENSIS
ECHINODORUS MAIOR
LAGENANDRA PEG
CERANTOPHYLLUM AQUATICUM (RABO DE RAPOSA)
HYGROFILA DISFORMIS
SAGITARIA PUSSILA
SAGITARIA PLATIFILA
VALISNERIA NEOTROPICAL
As plantas tem que ser duras, sem folhas tenras, pois eles as comeriam.
Kingyo Terapia: Você tem uma dica de substrato para aquários, que resista a esses peixes comilões? Pergunto isso pois eles reviram o substrato o tempo todo e nesse mexe remexe, sempre arrancam algumas plantas.
Mascheville: O aquário de kingyos tem que ter uma camada de areia fina, tipo quirela de milho de 1 a 2 mm, e depois uma mais grossa, tipo areião de 4 mm a 6 mm, que  eles não iriam tirar do lugar. Suas fezes são bem fortes, um ótimo nutriente para as plantas. Elas irão tirar todo o nitrito da água do aquário, não precisando nem de muitos filtros biológicos.
Kingyo Terapia: Você acha necessário a adição de fertilizantes para a manutenção de aquários plantados? Por quê?
Mascheville: A adição de fertilizantes em aquário de kingyos não precisa, só as fezes deles bastam. Nos outros aquários sim, é necessário para o complemento dos produtos já consumidos pelas plantas.
Kingyo Terapia: Em se falando de algas, me ocorre que talvez a pior delas seja a peteca. Você já passou por um surto dessas ou qualquer outra alga? Qual a melhor maneira de evitá - las, principalmente a peteca?
Mascheville:  Sim, já passei e passo. Nosso aquário está tomado por elas. Dizem que é a pior alga dos aquários, e émesmo. Elas destroem as folhas velhas. Os aquários plantados são um prato cheio. Uma das medidas é começar o aquário todo de novo, passar cloro por dentro, e trocar as plantas, e pedras. Adição de água oxigenada também as mata, com uma seringa coloca-se direto em cima delas. Tem produtos no mercado que acabam com elas.
Kingyo Terapia: Já tive o prazer de ver o Senhor Mascheville em um encontro de aquarismo plantado no Rio de Janeiro. O que você acha que desses eventos que estão crescendo no Brasil?
Mascheville: Sempre que posso vou nos encontros. É uma forma de expandir o aquarismo. Dali saem idáias de cursos,  aprimoramento dos conhecimentos...
Kingyo Terapia: Pra finalizar esse nosso breve encontro, o que você diria a um aquarista que está iniciando no mundo dos plantados e vê esse hobby com certa dificuldade?
Mascheville: A internet ajuda muito, com a solução de muitas dúvidas. Fóruns também. Eu diria que procure saber cada vez mais sobre o assunto. É certo de satisfação, o contato com a natureza.  É fascinante, e ajuda o homem á respeitá-la.

Aquário feito por Raymundo para ilustrar a nossa entrevista


      Desde já, deixo meu agradecimento mais uma vez ao Raymundo Mascheville, que proporcionou essa entrevista ao Kingyo Terapia, passando um pouco de seu conhecimento no ramo das plantas aquáticas e aquários plantados para todos que curtem o hobby, e abaixo deixo os contatos para quem tiver interesse em seus belíssimos exemplares de plantas.

e- mail: plantas@mascheville.com.br
Telefone: 21 2633 7329

Nenhum comentário:

Postar um comentário