terça-feira, 15 de outubro de 2013

Filtro Canister. Qual Comprar? Como Usar?

      Se você é aquarista ou está começando nesse mundo subaquático, já se fez ao menos uma das perguntas abaixo:

Qual filtro uso no meu aquário?
Filtro Canister ou outro tipo?
Qual comprar?
Como usar?

      Para você mesmo responder as perguntas acima, nada melhor que analisar o espaço que você tem disponível perto de seu aquário. Embaixo, atrás ou dos lados. Digo isso porque se tiver espaço suficiente para a instalação de um sump, essa seria a melhor opção. Mas não é o que ocorre na maioria das vezes. Mesmo porque, já vi aquários jumbos sendo tocados por canister satisfatoriamente.

Então vamos ao que interessa.

Por que um filtro Canister?

      Na maioria dos casos em que se usa um canister, o que se quer é alta eficiência em um espaço compacto, e o canister faz isso. Mas o que é um canister? É aquele filtro externo parecido com uma caixa todo vedado usado geralmente abaixo dos aquários. Esse filtro é dividido em gavetas para diversas mídias filtrantes.

Qual a melhor marca e qual modelo de filtro Canister devo usar?

      Aqui não vou fazer indicação de marcas pois isso é um assunto muito mais aprofundado e até de gosto pessoal ou costume do uso de marcas mais conhecidas então vamos pensar que você deve focar no modelo independente da marca que escolher. Mas por que o modelo? Porque ele vai te dizer a potência do filtro. Nessa hora não economize ois isso pode sair caro depois com a necessidade da compra de mais um pra suprir alguma deficiência (isso já aconteceu comigo). Compre um com um volume de circulação de água de 5 a 10 vezes o volume de água de seu aquário, levando em conta os peixes que o abrigam, e falando dos Kingyos, pense no melhor deles em questão de circulação. Analise atentamente também os tubos, conexões e mangueiras do filtro pois podem ser uma dor de cabeça a mais na hora da instalação.

      Outro ponto muito importante são as mídias biológicas. Existem várias delas como pode ser visto aqui, mas para espaços reduzidos como o dos canister, as mais recomendadas são Siporax e a que eu particularmente gosto muito, a JBL. Para a filtragem química, depois que usei uma vez, nunca mais quero outra coisa e só recomendo o Purigem, que também já foi falado aqui. Então, lote seu canister com mídia biológica, e reserve um pequeno espaço para o Purigem pois sua ação é para grandes volumes de água usando pequenas porções (seguindo as especificações do fabricante).

      Deixo aqui, mais um relato em forma de dica de qual filtro usar em nossos aquários, para principalmente não cometer nenhum erro como os que cometi na hora de comprar seu filtro canister.






Nenhum comentário:

Postar um comentário