quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Filtro Canister Hopar

      Conforme prometido, venho detalhar um pouco mais o filtro Canister Hopar que adquiri recentemente. O modelo a que me refiro é o Hopar 3028, com ultravioleta de 1200 litros hora. O filtro vem com três cestas, para filtragem química (carvão ativado), mecânica (esponja) e biológica (cerâmicas). As cerâmicas são muito ruins, e com certeza devem ser trocadas por Siporax ou similar. A esponja dá pra manter, e o carvão ativado, deve ser alterado de acordo com a quantidade de água de seu aquário.

      Como característica técnica, diz a embalagem que é para aquários de até 350 litros, mas eu prefiro limitar isso a aquários com no máximo 300 litros, tendo em vista que para aquários maiores, 1200 litros hora eu acho pouco, seguindo a média de cinco vezes o volume de água passando pelo filtro, o que daria em 1200 litros hora, uma quantidade de 240 e não 350 litros.

      Sua medida compacta (20 x 20 x 43 cm), é ideal para ficar guardado, escondidinho dentro de qualquer móvel abaixo do aquário, ou atrás. O meu coloquei dentro do móvel. Acompanha nele, as tradicionais ventosas, duas mangueiras de 150 cm e tubos para coletar e ditribuir a água. Para melhor entendimento, seguem algumas fotos bem nítidas que busquei na web, do Hopar separado em partes:

O Canister já montado, com detalhe de suas travas. Ele possui uma de cada lado. Duas para travar e duas para abrir e fechar a tampa.

Aqui detalhe de sua cesta de cerâmicas, tubos e mangueiras.  Cada uma das duas mangueiras mede 150 cm.

 


O compartimento da lâmpada UV com o quartzo e o tubo protetor, e as peças separadas uma a uma.















Aqui, detalhe de onde será encaixado o engate das mangueiras, e a alavanca em vmelho, que facilita a sua colocação.

 
       É isso pessoal. Embora não se encontre muita informação sobre um Canister Hopar na internet, eu reparei que muita gente vem usando ele bem a contento como eu, e vem se surpreendendo com su funcionamento e eficácia. Esse Canister pra mim se encontra dentre as marcas medianas, com um ótimo custo benefício. Na verdade, a marca parece vir trabalhando em cima de preço, já que um Canister Hopar com UV está girando em uma faixa de preço bem abaixo das outras marcas sem nem vir com UV. Fica aí uma boa dica pra quem quer adquirir um Canister. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário