quarta-feira, 23 de maio de 2012

SIPORAX - A Cerâmica Filtrante da SERA

Cerâmica de vidro sinterizada da SERA: SIPORAX.

      A mídia Siporax, é uma mídia purificante que já foi utilizada até no processo de purificação de água no espaço.  Desenvolvida por uma firma alemã chamada Schott, hoje é uma tecnologia aplicada em nossos aquários através da SERA. O grande diferencial desta mídia é sua estrutura altamente porosa que forma um ambiente ideal para a fixação de diversos tipos de bactérias que exercem funções vitais para o bom desempenho de nossos filtros.

 Processo de sinterização.

– Na fábrica da SERA, garrafas de vidro recicladas, são trituradas até virar pó, sendo depois misturadas a substâncias que aglutinam suas partículas para que elas mantenham a forma cilíndrica na Siporax normal ou pond para lagos, ou em pastilha no caso da Siporax mini. Neste momento também é adicionado um tipo de “sal” à mistura, sal esse que é o responsável pela formação de micro poros na mídia.


– Após esse processo a cerâmica é colocada num forno e aquecida a uma temperatura especifica, onde  ela é sintetizada ou em outras palavras, é aquecida a uma temperatura que é menor do que a temperatura de fusão do vidro. Caso essa temperatura seja ultrapassada não teremos a alta porosidade que é uma das características principais desta mídia e sim uma bola de gude.

– Feito isso a mídia é resfriada lentamente para que sua estrutura se torne consistente, pois o choque térmico na saída do forno pode trincar a mídia. 

– Depois disso a mídia passa por um processo químico de lavagem para que o sal utilizado para a criação dos poros seja totalmente retirado, e assim temos um material extremamente poroso e com milhares de micro poros e pequenos canais que formam vasos comunicantes capazes de abrigar milhões de bactérias. Segundo o fabricante, faz dois processos numa única mídia que seria a nitrificação e desnitrificacão. Algo que nenhuma ou poucas mídias no mercado conseguem realizar.

      A cerâmica SIPORAX da SERA, pode ser encontrada como:

- SERA SIPORAX - Caixa com argolas para uso em diversos sistemas de filtragem.

-  SIPORAX Mini - Para sistemas compactos de filtragem.

- SIPORAX Pond - Para sistemas de filtragem em lagos.

      Todos os exemplares acima podem ser facilmente encontrados em lojas pela internet.
      Abaixo, um vídeo que convence qualquer um a usar o SIPORAX. Essa é a tecnologia SERA por um aquário melhor!



Fonte:  Aqualinea

5 comentários:

  1. Retribuindo a visita ao meu blog....

    Seguindo ^^

    ResponderExcluir
  2. opaa, faço parceria sim, interessante seu blog, o primeiro q eu vejo sobre o assunto =) ja peguei seu banner, seguindo. boa sorte no sorteio =)

    http://kelecatura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog, muito bom mesmo!
    Seguindo e lendo as postagens, muito bom!

    http://temtudomega.blogspot.com
    siga o blog e curta no facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Fernando. Fique à vontade pra participar. Qualquer dúvida ou interesse na criação desses peixes pode contar com minha ajuda. Sugestões também são bem vindas.

      Excluir
  4. Olá GE, muito obrigado por seguir meu blog.
    Fique sempre a vontade para visitar, deixar seu comentário e dar sugestões para que possamos melhorar a cada dia.
    Parabéns pelo seu blog, muito interessante e com ótimas imagens, já estou lhe seguindo também.
    Abraço

    ResponderExcluir