quinta-feira, 17 de maio de 2012

Parâmetros Básicos para um Kingyo

      Promovendo uma maior conscientização por parte dos aquaristas, torno a informar os parâmetros básicos para quem quer ter um aquário ou lago com peixes Kingyos, já que o mesmo é considerado por muitos vendedores de pet shops, um peixe forte e que suporta todo tipo de maus tratos como viver em minúsculos aquários bola (informação completamente errônea). Por isso, teremos em mente alguns poucos pontos a observar antes da aquisição dos peixes:


Quantidade de Água

      Um aquário de Kingyos deve ter no mínimo 120 litros de água para o primeiro habitante, sendo acrescentado mais 40 litros para cada exemplar a mais. O planejamento da compra do aquário deve ser feito após a escolha da quantidade de Kingyos que você irá manter, porque depois de tudo pronto, ter que trocar de ambiente, vai ser difícil.


Filtragem

      Um bom volume de água passando pelo filtro, está em torno de 5 à 9 vezes o volume total de água do aquário ou lago. O filtro deve ter 5% do volume total de água do ambiente como sua capacidade. Deve – se ter uma grande camada de mídias para fixação de bactérias benéficas. As mais usadas são as cerâmicas, comuns ou siporaxbioballs entre outras. Uma outra camada deve ser para a fixação de partículas sólidas. A manutenção desse filtro deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente, dependendo de como o filtro se encontrar. Evite grande movimentação de água, o que atrapalha o nado dos Kingyos.


Temperatura e PH

      Os Kingyos são peixes de água fria, devendo ficar entre 10ºC e 20ºC, podendo tolerar temperaturas um pouco mais altas.

      O PH ideal para esses peixes deve estar em torno de 7 a 7,5. Evite grandes variações de PH e temperatura.

Alimentação      

      Kingyos são basicamente vegetarianos, por isso escolha rações de boa qualidade como Tetra, JBL, Sera, com formulações específicas para eles. Você pode oferecer também alguns vegetais crus ou cozidos algumas vezes na semana, tomando cuidado para não poluir a água. A regra de alimentação por cinco minutos também vale para eles. Eles devem comer entre duas a três vezes ao dia. Eu alimento os meus duas vezes ao dia.

     
      Para finalizar, evite objetos pontiagudos que possa machucar os peixes. Os Kingyos passam o dia fuçando o fundo do aquário e qualquer outro cantinho em busca de comida, então se quiser também colocar plantas com eles, opte pelas de folhas grossas e de forte enraizamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário